Outubro Rosa - O que é e quando surgiu


Outubro Rosa é uma campanha que tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o câncer de colo do útero.

Esse movimento começou a surgir no início da Década de 90 quando aconteceu a 1a.Corrida pela Cura em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa tão nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Nós da Parafina Bronze nos sensibilizamos com a causa e firmando parceria com a Fundação Laço Rosa (http://fundacaolacorosa.com), um Movimento apartidário que tem como objetivo o apoio à mulheres com diagnósticos de câncer de mama e colo do útero.

Dentre seus projetos estão: 

Banco de Perucas
Em 2011 a Fundação Laço Rosa lançou um programa pioneiro chamado BANCO DE PERUCAS ONLINE. Um projeto que resgata a autoestima de pacientes com perda de cabelo durante a quimioterapia. Através desse programa, pacientes com qualquer tipo de câncer, em qualquer lugar do Brasil, podem solicitar gratuitamente uma peruca. Mais de 2.500 pessoas já foram atendidas.

Força na Peruca
Programa de capacitação profissional e geração de renda em perucaria para moradores de áreas de vulnerabilidade social.

Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama – RJ
Movimento apartidário que tem como objetivo unir organizações de câncer de mama de municípios do estado do RJ em pauta única, para debater as problemáticas desses municípios e pressionar as políticas públicas para melhorias e vistorias no sistema de saúde do estado.
Atualmente, são 12 organizações, sendo 2 movimentos organizados da sociedade civil, membros da FECCM-RJ.

Fórum de Políticas para o Câncer de Mama
Fórum anual que reúne os principais atores do cenário nacional para debater questões relacionadas a políticas públicas para o câncer de mama.

Encontro Nacional de Pacientes com Câncer de Mama
Encontro de pacientes e familiares com câncer de mama pensado para ouvir angústias e dúvidas de quem enfrenta a doença.
Com assuntos desse universo tratados de forma suave, o evento traz informação e descontração através de uma programação intensa e de muita troca.

Celebrando a Vida
Programa de evento mensal temático pensado e executado por voluntárias-vitoriosas da instituição, voltado para pacientes em tratamento e seus familiares.

Encontro de Lideranças
Programa de empoderamento para redes de causas femininas.

Rosas do Morro
Projeto de empoderamento através da informação em comunidades com desigualdade social com palestras e workshops sobre câncer de mama e direito da mulher. 

 

 


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados